X-Men: DOFP | A Física Quântica Explica os Poderes de Kitty Pryde


De início você precisa saber como sua memória funciona. Memorizar é um processo de três passos: codificação, armazenamento e recuperação.

A codificação acontece quando as sensações de uma experiência viajam até seu hipocampo que, junto ao seu córtex frontal, decide se vale a pena ser lembrada. Assim como o armazenamento, a codificação depende de pulsos elétricos e neurotransmissores. Quando esses dois elementos trabalham juntos, você tem sinapse entre seus neurônios, processando informações.

A recuperação depende de como você guardou a informação. Basicamente, se utilizou pouco, virou memória de curto prazo, senão virou memória de longo prazo. Quanto mais utiliza uma informação, mais vezes a sinapse ocorre entre os mesmos neurônios e mais fácil fica de recuperar a informação

Agora que você relembrou dessa informação, vamos à resposta do título.

Kitty Pryde tem o poder de reestruturar a matéria em níveis atômicos, ou seja, ela pode ultrapassar objetos físicos e fazê-los atravessar outros. Esse fenômeno é conhecido como Tunelamento Quântico.
No filme “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido”, ela é capaz de mandar a consciência de alguém para uma memória passada. Portanto ela está retirando informações de sinapses recentes e “jogando” nas passadas, causado “viagem no tempo”. A recuperação da memória do futuro no passado só é possível porque Kitty não interrompe o envio.

Mas, na verdade, não há viagem ao passado. A memória só está sendo alterada. Novas informações são introduzidas na memória de longo prazo mudando sua interpretação, mas sem mudar a realidade de outras pessoas.

A viagem ao passado é impossível porque violaria a lei da causalidade, ou seja, um evento só ocorre por causa de outro. Mudar o passado destruiria completamente o que entendemos como realidade.
A viagem no tempo do filme só é possível através da Interpretação de Muitos Mundos da física quântica; da hipótese do Multiverso; ou do Universo da Totalidade Existencial.

Mas a Marvel vive do fantástico, por isso seu universo é divertido. Apenas suspenda sua descrença e aproveite o filme assim como você já fez em outra realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Muitas Versões do DUENDE no Universo Tradicional do Homem-Aranha!

8 Anti-Batman que foram Vilões do Batman antes de ARKHAM KNIGHT

TOP 10 | AS MAIS GOSTOSAS DA DC COMICS