Chris Claremont, Len Wein e Dave Crockrum - Os Pais da Formação Mais Famosa dos X-Men


Aproveitando a divulgação do Bleending Cool sobre  participação de Chris Claremont e Len Wein no filme dos mutantes! Vamos falar sobre eles na criação da formação mais clássica e famosa dos X-Men!

Len Wein escrevia as histórias do Hulk na época da grande mudança nos mutantes. O primeiro personagem criado por Wein para a empreitada seria o primeiro super-herói canadense, país onde os quadrinhos da Marvel faziam muito sucesso. O escritor criou, com auxílio de Romita,  o novo herói: Wolverine. Wein decidiu testar o potencial de sua criação e antecipou sua estreia: ele combateu o Hulk em The Incredible Hulk 180, 181 e 182, de 1974.

Com o bom resultado, Thomas e Wein contrataram o desenhista Dave Crockum para criar o restante da equipe. Além da arte sólida, Crockum tinha uma habilidade quase sobrenatural para criar uniformes, o que havia sido testado e aprovado na revista da Legião dos Super-Heróis, da DC, que possui literalmente dezenas de membros. 

Dave Cockrum propôs como adições ao universo da Legião duas galerias equipes de heróis e vilões. O primeiro foi Wildfire , a quem ele originalmente queria chamar Starfire . Wildfire estreou em Superboy e na Legião # 195 (Junho de 1973). Pretensos companheiros de Starfire, chamados de Outsiders . Mas tudo foi reprovado pela DC Comics.

The Outsiders:
Typhoon, Quetzal, Nightcrawler, Reflecto, Power Boy eTrio

The Strangers: Belladonna, Sidewinder, Manta, Tyr e Wolverine

Logo Cockrum mudou-se para a Marvel Comics , e alguns de seus personagens rejeitados, no caso Outsiders encontraram seu caminho para os novos X-Men: Noturno e Trio (remodelada para ser a Tempestade).



 Eles estrearam em Giant-Size Uncanny X-Men 01, de 1975, parte da série “giant-size” de revistas anuais ou trimestrais da Marvel que tinham um formato maior, mais páginas e substituíam os antigos “anuais”. 



Depois de se mudar para a Marvel , Cockrum criou uma paródia não tão sutil ao grupo Legião, na forma da Guarda Imperial . Eles apareceram pela primeira vez em X-Men # 107 (1977). No decorrer da Saga da Fênix quando Claremonth precisou criar uma equipe de muitos personagens alienígenas para enfrentar os X-Men, Cockrum sugeriu "usar" a Legião dos Super-Heróis, pois Chris estava sem idéias para poderes. A brincadeira deveria ficar somente por ali mesmo para evitar um processo legal da concorrente. Porém, os personagens se tornaram recorrentes na conclusão da saga e posteriormente foram reutilizados por John Byrne em sua longa passagem pelo Quarteto Fantastico. Graças a polêmica da cópia, os personagens se tornaram populares, e a Marvel acabou por incorporar "oficialmente" os Shiars ao seu universo espacial junto com os Kree e Srulls. Seu personagem que teria o nome deWolverine, como Len Wein já tinha utilizado nome, foi  homenageada pelo próprio Wolverine ao  usar o uniforme Fang da Guarda Shiar.

Outra brincadeira feita pelo desenhista foi o estranho cabelo de Wolverine. Cockrum foi o primeiro artista a retratar Wolverine sem sua máscara. O penteado característico com os "chifres" na lateral, ecoando a forma da máscara, era inteiramente a idéia de Cockrum e tornou-se uma marca registrada do personagem. Porém, essa é a versão oficial da Marvel pra história. As más línguas dizem que ele se inspirou no visual do Timber Wolf (Lobo Cinzento) também membro da Legião.


Algun tempo depois John Byrne mudou o uniforme de Wolverine assumindo cores mais sérias, os clássicos marron e laranja que perduraram quase duas décadas. Vendo de longe parece até que é o mesmo personagem, né? O que você acha?


Mas retomando a primeira história da Equipe mais famosa dos X-Men.Wein e Crockum apresentam os X-Men originais capturados por um poderoso inimigo secreto na Ilha de Krakoa e apenas Ciclope consegue escapar. Assim, ele e o Professor X saem pelo globo em busca de mutantes poderosos que possam resgatar a equipe e formar uma segunda geração de X-Men.


Os Novos X-Men: Tempestade, Colossus, Wolverine, Ciclope, Banshee, Pássaro Trovejante, Solaris e Noturno.

Quem atende ao pedido são os já conhecidos Banshee (Sean Cassady, irlandês), Solaris(japonês) e Wolverine (canadense); e os totalmente novos: Tempestade (Ororo Moroe, queniana), Colossus (Piort Rasputin, russo), Noturno (Curt Wagner, alemão) e Pássaro Trovejante (indígena norteamericano).

O sucesso da empreitada resultou na volta da revista Uncanny X-Men, retomando a numeração original a partir da edição 94. Porém, na época, Roy Thomas deixou de ser o Editor-Chefe da Marvel para se dedicar apenas à escrita e o cargo foi ocupado justamente por Len Wein. Sem tempo, Wein apenas delineou as novas edições Uncanny X-Men 94 a 96, enquanto o texto final coube ao novato Chris Claremont. Crockum permanceu na arte.

Tem início uma das mais profícuas fases dos X-Men. A partir de Uncanny X-Men 94, a maioria dos membros originais decide sair da equipe e viver suas vidas, enquanto apenas Ciclope permanece para liderar a nova. Dentre os novatos, Solaris se recusa a permancer e vai embora. O Pássaro Trovejante não consegue se encaixar na equipe e termina morrendo na sua segunda missão, contra o Conde Nefária.

Ciclope, Tempestade, Wolverine, Colossus, Noturno e Banshee seguem como os Novos X-Men, agora, uma equipe mais velha, experiente, mas também, com muito mais ego do que os originais!

Para que está aqui, se quiser saber como é a cena onde Wein e Claremont participam, leia por conta e risco:

“Bolivar Trask está discursando para um comitê presidencial sobre as suas Sentinelas. Porém dois representantes dos Estados Unidos não estão ‘comprando’ as ideias de Trask”

E adivinhe que são eles?

Isso mesmo... CLAREMONT E WEIN!

Uma bela homenagem para os fãs, onde sintetiza numa cena, contexto sobre preconceito tão bem empregado por eles nos quadrinhos!

nota: David Emmett Cockrum faleceu em 26 de novembro de 2006. Esse post quase totalmente dedicado a ele. Mas vamos falar semana que vem de Claremont, Wein, Byrne, Nicieza, Lobdell, Morrison, Millar, Hama e Jim Lee.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 | AS MAIS GOSTOSAS DA DC COMICS

As Muitas Versões do DUENDE no Universo Tradicional do Homem-Aranha!

8 Anti-Batman que foram Vilões do Batman antes de ARKHAM KNIGHT