O Velho Oeste nos quadrinhos da DC Comics (Parte 1)


O Início de Tudo !

Wyatt Earp, lenda do velho oeste
Embora hoje seja um gênero pouco aproveitado, personagens de faroeste já estiveram entre os maiores da história dos quadrinhos. Os heróis Roy Rogers, Blueberry, o Cavaleiro Solitário (Chamado de Zorro na época da Ebal no Brasil), Rocky Lane e Gene Autry são apenas alguns exemplos conhecidos, isso sem contar com o lendário cowboy italiano Tex, até hoje um fenômeno editorial não só no nosso país, como em outras partes do mundo.


O interesse do público no passado pode ser facilmente compreendido. Apesar de hoje parecer estar a um universo de distância do nosso mundo tecnológico, quando os primeiros quadrinhos do gênero surgiram nos EUA e na Europa em meados da década de 40, o desbravamento do Oeste Selvagem não era algo assim tão distante, por exemplo, como Wild Bill Hickok, Billy The Kid não haviam morrido há tanto tempo e notícias sobre seus feitos ainda eram feitas numa forma tremenda. Outras personalidades que conseguiram sobreviver aos anos mais selvagens, chegaram ao século XX inteiras e tiveram a chance de assistir aos primeiros filmes que retratavam o período brutal que viveram. Foi o caso do lendário Wyatt Earp, que morreu em 1929, com os astros de Hollywood comparecendo ao seu funeral e grande estardalhaço da mídia.


Assim, o interesse pelo Velho Oeste ainda era muito presente no século passado, com todas as idealizações que ele trazia: corrida em busca do ouro e terras, a lei personificada na imagem do temido "Xerife", a ameaça dos peles-vermelhas, visão maniqueísta do mundo, um alto grau de liberdade, oportunidades e farra, entre outros aspectos, que, como se compreende hoje, não eram tão notáveis e bucólicos quanto se possa imaginar.

E assim, grande parte das editoras da época publicaram quadrinhos do gênero, e a DC Comics não ficou atrás, seguindo uma tendência cujo auge foi nos anos 50 e 60, mas isso fica pra parte 2, que vocês fãs da Actions e Comics terão o privilégio de ler em breve.

Gostaram ? Deixem suas opiniões.

Postagens mais visitadas deste blog

As Muitas Versões do DUENDE no Universo Tradicional do Homem-Aranha!

8 Anti-Batman que foram Vilões do Batman antes de ARKHAM KNIGHT