O papel dos quadrinhos na televisão e o efeito oposto



Antes do cinema ser ponte de adaptações dos quadrinhos, a televisão já estava a espreita desde as primeiras publicações de heróis que hoje dispensam apresentações, porém o raio de alcance foi quase sempre limitado, tendo em vista que antigamente a palavra "internet" era tão irreal quanto skates voadores, até que as coisas mudaram e compartilhar o que se passa na TV americana com o mundo é extremamente viável. Talvez as primeiras séries baseadas em comics que obtiveram alcance internacional já na época da criação foi Smallville e Birds of Prey...
A última teve o mal cortada logo pela raiz, enquanto a segunda nos cozinhou por 10 fucking anos. Queria deixar claro que estou desconsiderando as excelentes adaptações animadas da DC e as medianas da Marvel.
Antes de continuar, queria citar duas séries que foram bastante da propagação dos próprios quadrinhos no mundo nas décadas de 60 e 70, que são Batman e Hulk.
A série do Batman protagonizada por Adam West é extremamente importante e diretamente ligada ao sucesso do Batman pelo mundo. Antes, Batman era popular somente nos Estados Unidos, porém com a popularização da série de TV pelo mundo, houve um acréscimo nas demandas dos quadrinhos do Homem Morcego pelo mundo, tanto é que os escritores reproduziram aquele Batman dá série nos quadrinhos por alguns anos, porém chegou num ponto onde começou a ficar antiquado.




Já a série do Hulk, tinha os próprios criadores do cara ali na produção da série, inclusive o próprio Stan Lee!!!  A série mantinha um padrão parecido com os da televisão americana na época e fez tanto sucesso que teve uns longas posteriores, um inclusive contava com Thor!!!

Bem, depois de algumas décadas e voltando pros dias atuais, vivenciamos anos que parecem ser bastante promissores para as adaptações nos quadrinhos. A série que deu um ponta pé inicial a essa recém era de adaptações e tem uma estrutura muito boa, será também a primeira a ser comentada aqui, que será a série Arrow.
Estreada em 2012, a série trás os primeiros anos de Oliver Queen como O Vigilante Arqueiro Verde (por mais que ele ainda não use esse nome) e também flashes fundamentais da história que se passa nos cinco anos onde ele esteve na ilha, trazendo episódios que se expandem em dois plots, em duas épocas diferentes e bem equilibradas. Outras vantagens da série é a conexão com os quadrinhos, a série abusa das referências e de personagens nos quadrinhos, tudo com uma base bem realista, tendinite bastante semelhança com a trilogia The Dark Knight contruida por Nolan.


A série Arrow vai introduzir um certo universo, já que pra próxima temporada, o Herói Flash colocado e, dependendo da reação do público, será iniciada uma série estreada pelo próprio Flash, estabelecendo uma conexão entre as séries e criando um certo universo.


 Bem, Arrow é uma ótima série e nada impeça que Flash também não seja, porém, vale lembrar que a DC está construindo um universo nos cinemas também e pegar personagens de primeiro escalão e jogar pra televisão enquanto eles poderiam estar se unindo ao universo cinematográfico, pode ser bem prejudicial... Pro bolso de quem faz e pra cabeça de quem vê.
 Outra série que faz bastante sucesso que é adaptação de quadrinhos é a famosa The Walking dead, mas a série dispensa comentários e funciona perfeitamente na indústria da Televisão, logo, não precisa ser incluída aqui.
 Agora, se tem alguém que soube jogar suas cartas na mesa na televisão foi a Marvel, a série Agents of
S.H.I.E.L.D, quebrou índices de audiência na TV americana e se alinhou perfeitamente com o universo cinematográfico, pegando um time do segundo escalão e jogando na televisão, permitindo que a séries introduza alguns personagens menos conhecido pelo povo em geral. Eu diria que a desvantagem da série é pra quem não pode acompanhar a série e gosta do universo criado pela Marvel nos Cinemas, já que um complementa o outro.

 A Marvel ainda planeja a série da Agente Carter, o interesse amoroso do Capitão América no Capitão América- o Primeiro Vingador, mas não há nada confirmado.
 As séries que eu falei agora já acontecera, ou já estão na boa pra sair, mas nesses últimos tempo, algumas outras foram anunciadas, e falarei aqui sobre as futuras séries Gotham, A Liga Extraordinária e Constantine.

Gotham

A série, confirmada semana passada, trará uma abordagem sobre os primeiros anos do Tenente Gordon com sua luta ao crime em Gotham. A série promete também incluir alguns vilões clássicos do Batman, por mais que a série não conte com a presença do Cavaleiro das Trevas.
 O interessante da série é que ela não se incluirá naquele universo da DC na televisão introduzida por Arrow, como falei a cima e poderá surpreender com uma clima  mais tenso e sombrio estabelecendo um universo próprio.

A Liga Extraordinária


Bem, a obra do Alan Moore já sofreu antes no cinema e agora com a série anunciada, muitos fãs viraram o nariz de novo, com razão.
 A adaptação da HQ pode ser 50/50, já que pode nos surpreender ou "cagar" de vez na televisão... felizmente o impacto será muito menor do que com a adaptação do Cinema que trazia grandes nomes, uma grande premissa e uma bela decepção.
 Lembrando que, como já de costume, Alan Moore já xingou a ideia...


Constantine


Constantine já foi, pelo menos no nome, adaptado e agora virá pra televisão como Um golpista que precisa usar suas habilidades sobrenaturais pra salvar o mundo e tem uma grande chance de dar certo.
 Por que?? Bem, o plot se for bem adaptado pode vir a ser simples e o clima é da hq é bem facil de ser levada a televisão. Mas é aquilo, teríamos de ter um Constantine mais 'bonachão" como aquele dos quadrinhos e histórias bem sombrias, talvez no mesmo clima da série American Horror History.



Bem, tentei passar um pouco da importância dos quadrinhos na televisão e vice versa, já que em certo ponto, mesmo que as escalas sejam diferentes, um precisou subir no ombro do outro, por mais que você negue.
 E não citei séries como Lois e Clark e nem a série do Flash nos anos 90 pois estas não tiveram importâncias tão significativas e nem se entendem no contesto de "atual", mas não foram tão ruins...
 Gostou?? Deixe aqui seu comentário aqui nos comentários ou nas redes sociais!!! Se não gostou, deixe seu comentário aqui :D

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 10 | AS MAIS GOSTOSAS DA DC COMICS

As Muitas Versões do DUENDE no Universo Tradicional do Homem-Aranha!

8 Anti-Batman que foram Vilões do Batman antes de ARKHAM KNIGHT