Pular para o conteúdo principal

Personagens dos Quadrinhos Que Não Estrearam nos Quadrinhos



O Agente Phil Coulson é uma estrela do cinema e da TV, e agora também comanda uma equipe de Vingadores nos quadrinhos. Arlequina estreou como uma sidekick em Batman The Animated Series, e está prestes a ganhar uma nova série em quadrinhos.
Acontece com mais frequência do que você imagina o fato de personagens criados exclusivamente para contracenarem com heróis dos quadrinhos em adaptações para TV, cinema e rádio, fazerem o caminho inverso, e entrarem para o elenco de apoio de séries em quadrinhos.
Com o lançamento da série Agents of S.H.I.E.L.D., a segunda temporada de Arrow prestes a estrear, e pelo menos três novas séries baseadas em quadrinhos da DC Comics em desenvolvimento (sem contar os vários rumores sobre o que a Marvel anda planejando neste sentido), a próxima estrela multimídia dos quadrinhos pode estar prestes a surgir.
Confiram os dez personagens mais bem sucedidos que cruzaram a fronteira entre as mídias.

chloe_02 
10 – CHLOE SULLIVAN
Quando a série Smallville começou, ela incluía nomes familiares no elenco de apoio, como Pete Ross e Lana Lang, mas também havia uma nova personagem, a peculiar, adorável e ousada repórter chamada Chloe Sullivan.
Ela nunca havia aparecido nos quadrinhos, e por um tempo foi a substituta de Lois Lane como companheira de Clark. Na série foi ela a responsável por envolver Clark Kent no mundo do jornalismo. Logo ela se tornou a favorita dos fãs, foi uma das primeiras a quem Clark contou sobre seus poderes, e teve romances com Jimmy Olsen e Oliver Queen, o Arqueiro Verde.
Chloe apareceu tarde nos quadrinhos do Universo DC pré-Novos 52, em histórias secundárias estreladas por Jimmy Olsen, mas nunca ganhou uma chance de aparecer fora destas histórias menores, o que não impede que ela ressurja dentro d’Os Novos 52. Porém, ela está presente na HQ digital Smallville: Season 11, que continua a série de TV do ponto onde ela foi encerrada.


coulsonbattlescars1_02 
9 – AGENTE PHIL COULSON
Se há uma estrela em ascensão do Universo Marvel Cinematográfico que não tem a palavra “Ferro” em seu nome, definitivamente é o Agente Phil Coulson da S.H.I.E.L.D. Quando apareceu em Homem de Ferro, Coulson era a face da S.H.I.E.L.D. para os espectadores… até aquela famosa cena pós-créditos, é claro.
Após várias aparições nos filmes, Coulson entrou para o universo em quadrinhos da Marvel na mini-série Cicatrizes de Batalha (publicada pela Panini Comics no início deste ano em Avante, Vingadores! #57). Agora firmemente implantado nos quadrinhos ele é a ligação entre a S.H.I.E.L.D. e um grupo ultra-secreto formado por um ramo dos Mais Poderosos Heróis da Terra em Secret Avengers [LEIA REVIEWS DA SÉRIE AQUI].
Seu companheiro à esquerda na imagem acima, o Agente Nick Fury (Jr. nos quadrinhos) o acompanhou na jornada, descobrindo seu parentesco e mudando seu nome – como curiosidade vale dizer que a idéia de um Nick Fury afro-americano veio dos quadrinhos, só que da realidade alternativa da linha Ultimate Marvel.


firestar001_dc11_lr_0001 
8 – FLAMA
O desenho animado Homem-Aranha e Seus Amigos, de 1981, é um dos mais famosos baseados em histórias em quadrinhos. Na série o Homem-Aranha se juntava ao x-man original Homem de Gelo e a uma nova personagem chamada Flama, cujo nome real era Angelica Jones.
A personagem entrou para o Universo Marvel alguns anos depois, em Uncanny X-Men #193, de 1985, e chegou a estrelar sua própria mini-série. Também tornou-se uma das integrantes da formação original dos Novos Guerreiros, fez parte dos Vingadores, e mais recentemente co-estrelou a série Young Allies (inédita no Brasil).


beboprocksteady 
7 – BEBOP E ROCKSTEADY
A longa série animada das Tartarugas Ninja (durou impressionantes 9 anos e 193 episódios!) introduziu vários personagens jamais vistos nos quadrinhos que deram origem ao desenho, do alien sem corpo com forma de chiclete masticado Krang à desmazelada secretária Irma.
Entre os mais memoráveis e duradouros estavam Bebop e Rocksteady, os capangas mutantes do Destruidor batizados de gêneros musicais. Eles não eram os vilões mais rápidos e espertos, mas serviam de alívio cômico e apareciam constantemente no desenho, o que os levou a aparecerem na série em quadrinhos das Tartarugas Ninja, até eles abandonarem a vida de crimes para viver num planeta paradisíaco.
Recentemente eles voltaram aparecer na série das Tartarugas Ninjas publicada pela editora IDW em suas formas humanas.

6mercygraves 
6 – MERCY GRAVES
Acompanhem comigo: a primeira aparição de Mercy Graves foi no desenho animado do Superman da década de 1990, depois ela apareceu nos quadrinhos, e então inspirou a versão live-action que apareceu em Smallville.
Mercy era a guarda-costa de Lex Luthor, e embora não fosse um papel de grande destaque, ela causou uma impressão forte o bastante pra ser introduzida na continuidade do Universo DC durante a saga Terra de Ninguém, e mais tarde tornou-se uma super-heroína integrando uma formação da Corporação Infinito.
Nas últimas temporadas de Smallville, Tess Mercer, interpretada por Cassidy Freeman, foi introduzida, agindo como um híbrido de Mercy Graves e Eve Teschmacher do filme original do Superman.

5morph 
5 – MORFO
Morfo foi introduzido como um novo personagem no desenho animado da década de 1990 dos X-Men, aparentemente morrendo no episódio piloto apenas para ressurgir mais tarde numa encarnação bem mais instável, graças às manipulações do Senhor Sinistro.
O personagem foi baseado num antigo personagem dos X-Men chamado Changeling, mas claramente tinha personalidade própria. Durante a saga Era do Apocalipse um novo Morfo foi introduzido como uma versão alternativa de Changeling, porém chamada Morfo e com um senso de humor similar à versão animada do personagem. Mais tarde ele teve várias aventuras como parte dos heróis exploradores de realidades alternativas conhecidos como Exilados.

Renee-Montoya-Question-12 
4 – RENEE MONTOYA
A seminal Batman The Animated Series introduziu vários novos personagens ao mundo do Cavaleiro das Trevas, de vilões como o Carcereiro à uma certa parceira do Coringa que você verá mais abaixo nesta lista.
Um dos melhores foi a Detetive Renee Montoya, parceira frequente de Harvey Bullock, e uma bem vinda presença feminina entre as fileiras do Departamento de Polícia de Gotham (além de uma aliada do Batman).
Ela surgiu nos quadrinhos no mesmo ano em que a série animada estreou, e mais tarde foi uma das personagens principais da aclamada série Gotham City Contra o Crime (Gotham Central, no original, que foi publicada no Brasil em DC Especial #5, 8, 11, 13, 14 e 16, e especula-se que será uma das bases para a vindoura série de TV Gotham), onde sua homossexualidade foi revelada, além de ter sido sequestrada pelo Duas-Caras. Mas seu destino não era permanecer como uma policial, tanto que mais tarde tornou-se a nova versão do vigilante Questão na série semanal 52, publicada entre 2006 e 2007. Seu status n’Os Novos 52 é vago, mas é bem provável que ela não ficará sumida por muito tempo. E pode ser que ela volte para a TV, agora numa versão em carne e osso, já que a Warner Bros está desenvolvendo uma série policial chamada Gotham.

xxxiii001_dc11_lr_00013 – X-23
A série animada X-Men: Evolution apresentou versões mais jovens dos heróis mutantes com enfoque no ambiente escolar frequentado por eles.
Nela foi introduzida a equivalente feminina do Wolverine chamada X-23, com uma garra a menos em cada mão, mas uma garra extra em cada pé. Logo ela foi para os quadrinhos, aparecendo na série NYX, que contava a história de mutantes desajustados e sem teto. Mais tarde ela estreou sua própria série solo, tornou-se integrante dos X-Men e da X-Force, e atualmente é parte do elenco da série Avengers Arena [LEIA REVIEWS DAS PRIMEIRAS EDIÇÕES AQUI]
Além de ser uma clone de Wolverine, a história de X-23 foi aprofundada nos quadrinhos, incluindo a revelação de que ela já se prostituiu na adolescência.



jimmy_olsen_cvr1_02
2 – JIMMY OLSEN
Isto mesmo! Jimmy Olsen, o jovem fotógrafo que por muito tempo usou gravatinha borboleta, um dos personagens mais conhecidos da mitologia do Superman, não surgiu nos quadrinhos.
Jimmy é na verdade uma criação do programa de rádio The Adventures of Superman de 1940, embora um personagem parecido com ele (mas não especificamente batizado como tal) tenha aparecido nos quadrinhos antes disto. Um ano depois ele estreou nas HQs.
Desde então Jimmy tornou-se uma presença constante em praticamente todas as versões do Superman como seu mais leal “amigo,” incluindo sua última reinvenção n’Os Novos 52. Ele também estrelou suas próprias aventuras solo, incluindo uma em que ele se tornou numa tartaruga gigante (às vezes acontece).
E Jimmy não é o único funcionário do Planeta Diário que estreou no rádio: o mesmo vale para Perry White.


1harleyquinn 
1 – ARLEQUINA
A Dra. Harleen Frances Quinzel trabalhava no Asilo Arkham como psiquiatra, tratando da galeria de vilões insanos do Batman. Enquanto tratava do Coringa, ela se apaixonou perdidamente pelo palhaço psicótico, e adotou a personalidade de Arlequina, uma “boba da corte”, tornando-se sua parceira, amante e estrela em ascensão de Batman The Animated Series.
Sua primeira aparição nos quadrinhos não a estabeleceu dentro do Universo DC tradicional, mas sim no Universo DC Animado EM QUADRINHOS (meio confuso, né?). A história Mad Love contou a origem de Arlequina, e rendeu um Eisner Award para Paul Dini e Bruce Timm (as mentes criativas por trás da série animada).
Mais tarde, porém, ela estreou no Universo DC, e até mesmo ganhou uma série que durou 3 anos. Tornou-se uma personagem-chave em várias histórias do Batman (e especialmente do Coringa), formou uma equipe com a Hera Venenosa e a Mulher Gato, uma “versão anti-heróica” das Aves de Rapina chamada Sereias de Gotham, e apareceu na versão Novos 52 do Esquadrão Suicida. E logo estrelará uma nova série solo a ser lançada em novembro.
A popularidade de Arlequina (e o envolvimento de Dini) a levou para o mundo dos video games com o premiado Batman: Arkham Asylum, e sua sequência Batman: Arkham City. Por ser uma personagem que migrou da TV para os quadrinhos e também para os video games, ela é a personagem melhor sucedida desta lista, e merece o primeiro lugar.

Postagens mais visitadas deste blog

As Muitas Versões do DUENDE no Universo Tradicional do Homem-Aranha!

8 Anti-Batman que foram Vilões do Batman antes de ARKHAM KNIGHT

TOP 10 | AS MAIS GOSTOSAS DA DC COMICS