O Grande Brian Bendis Responde


Brian Michael Bendis é um daqueles quadrinistas que sabe usar muito bem a internet. Entre outras coisas, ele mantém um Tumblr que usa para responder perguntas dos leitores. Foi lá, por exemplo,que ele abriu a engenharia reversa para criar o universo visto nas páginas do crossover Age of Ultron. Só que dessa vez, em uma questão envolvendo os X-Men, a resposta virou uma verdade lição de moral.


 É que outro leitor anônimo aproveitou o espaço democrático para defecar teclado. Reproduzo aqui a pergunta:
“Eu entendo que vocês têm tem que fazer os quadrinhos amigáveis para as meninas, mas vocês não estão preocupado em perder sua principal audiência, que é masculina? Nas publicações dos mutantes vocês tem focado mais em mulheres como Jean e Kitty, enquanto o Ciclope foi o astro dos gibis dos X-Men por anos. O que garante a estas personagens mais páginas do que a ele? Jean e Kitty são personagens secundários. Vocês ficam ouvindo muito os mimimis das mulheres. Elas estão causando todo esse drama no mundo dos quadrinhos”.
Eu, sinceramente, mandaria ele ler a Saga da Fênix Negra, para ver o quanto a “Jean é personagem secundária”, e Dias de um Futuro Esquecido, para fazer o mesmo pela Kitty Pryde. Ou ignoraria e pronto. Só que Bendis, que atualmente é o roteirista de All-New X-Men, foi genial na resposta.
“Uau. Você é a primeira pessoa que eu fico aliviado por ter perguntado como anônimo, porque eu não quero te conhecer.
Como um leitor do meu trabalho, eu quero que você me ouça com atenção: você tem grandes, grandes problemas. Quase todas as linhas da sua pergunta cheia a uma incompleta incompreensão sobre você como homem e sobre as mulheres em geral.
Tudo bem você se interessar mais em um personagem do que em outros. Quer dizer, tudo bem você gostar mais do Ciclope do que da Jean Grey, mas você sugerir que as personagens femininas não são interessantes porque você é homem ou porque você acredita que eu estou sendo manipulado por reclamações das mulheres é algo fora da realidade.
E, como um leitor dos X-Men, que tem como filosofia a tolerância e o entendimento… Você perdeu o ponto”.
Mais do que nunca, os X-Men são sobre preconceitos. Ok, são homens e mulheres com superpoderes que salvam o mundo, mas também uma grande alegoria para o sofrimento das minorias. Diversas vezes os gibis da equipe serviram para entender o mundo no qual os leitores estavam inseridos.
Espaço e destaque para as mulheres não são um aspecto do mundo moderno. São, na realidade, coisas justas. E que ninguém deveria, ainda, estar questionando isso. Muito menos um leitor dos X-Men.
Ainda bem que Bendis não só usa os X-Men para acabar com isso, como também tem paciência para explicar…
FONTE: Danger!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Muitas Versões do DUENDE no Universo Tradicional do Homem-Aranha!

8 Anti-Batman que foram Vilões do Batman antes de ARKHAM KNIGHT

TOP 10 | AS MAIS GOSTOSAS DA DC COMICS